Centro de Pesquisa dos Provedores de Justiça Africanos realiza webinar sobre Promoção dos Direitos Humanos

Centro de Pesquisa dos Provedores de Justiça Africanos realiza webinar sobre Promoção dos Direitos Humanos

Centro de Pesquisa dos Provedores de Justiça Africanos realiza webinar sobre Promoção dos Direitos Humanos

“A Promoção dos Direitos Humanos, Transparência, Prestação de Contas e o Papel do Provedor de Justiça” foi o tema da Webinar promovida hoje, 26 de Março, pelo Centro de Pesquisa dos Provedores de Justiça Africanos (AORC).

No seu discurso de abertura, a Presidente da Associação dos Provedores de Justiça (AOMA) e Provedora de Justiça de Angola, Florbela Rocha Araújo, considerou a promoção dos direitos humanos como “a tarefa mais importante que a civilização atribuiu para si, no decurso da história”.

Sobre a partilha de conhecimentos e experiências dos Provedores de Justiça, Florbela Araújo reiterou que esses mecanismos permitem-lhes fornecer às Entidades Internacionais, uma perspectiva imparcial e detalhada da situação dos direitos humanos, habilitando-as a desempenharem a sua missão de modo mais informado.

“Cada um de nós deve continuar a promover e apresentar ao Governo, ao Parlamento ou qualquer outro órgão competente, a iniciativa própria, pareceres, recomendações, propostas é relatórios sobre quaisquer questões relativas à promoção e protecção dos direitos humanos”, terminou.

A webinar teve como objectivo proporcionar uma compreensão abrangente do papel vital dos Provedores de Justiça na salvaguarda dos direitos humanos, a partilha das melhores práticas e capacitação dos participantes para defenderem os direitos humanos nas suas esferas de influência.

A reunião virtual juntou quatro oradores, designadamente, o Provedor de Justiça da Tanzânia, Matthew Mwaimu,
o Conselheiro de Direitos Humanos Humanos da Commonwealth, Steve Onwuasoanya, Provedor de Justiça do Ontário, Canadá, Paul Dubé e a Directoa Geral do Gabinete Anticorrupção e Antiga Provedora do Malawi, Martha Chizuma.

Anterior Florbela Araújo cessa funções na REDE de Provedores de Justiça da CPLP

Deixe o seu comentário

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2024 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon